7 m/s na vertical: guiamentos seguros e silenciosos com as guias da igus para calhas articuladas24-10-2018

O desenho aberto, leve e de fácil montagem da GLV reduz o peso e o ruído em aplicações de armazenagem automática

Em aplicações altamente dinâmicas nos armazéns automáticos, são cada vez mais comuns velocidades de 7 m/s. Para assegurar que as calhas articuladas com movimento vertical se mantêm na sua posição de forma segura, a igus desenvolveu o sistema vertical "guidelite", abreviado como GLV. Este combina segurança com baixo peso e fácil montagem, para a máxima dinâmica no movimento. O desenho aberto também reduz a ressonância e, consequentemente, o ruído.

As guias para calhas articuladas são bastante utilizadas na indústria, especialmente em cursos longos, nos quais a secção superior da calha articulada desliza sobre a secção inferior. Contudo, em aplicações verticais simples e de dinâmica reduzida, frequentemente encontradas em armazéns automáticos, não se utilizam sistemas de guiamento. Em aplicações mais exigentes com velocidades elevadas, as calhas articuladas têm de ser guiadas, de modo a prevenir acidentes. Geralmente são utilizadas guias parcialmente fechadas em chapa metálica, no entanto, estas soluções são de instalação difícil e dispendiosa. Em funcionamento, este tipo de guia fechada, provoca vibrações que amplificam o ruído da calha articulada. A guidelite vertical aberta (GLV) dá resposta a estes desafios e, graças ao seu design, combina um funcionamento silencioso e uma fácil montagem com elevada segurança em sistemas com cursos verticais longos e velocidades elevadas.

Fácil montagem e guiamento com baixo ruído Há 8 anos, a igus lançou o sistema guidelok, um sistema de guiamento aberto em plástico reforçado com fibra de vidro, para guiar as calhas articuladas em sistemas horizontais e verticais. Agora desenvolveu a nova guia GLV para aplicações exclusivamente verticais que utiliza guiamentos abertos em plástico com um comprimento de 2 metros. Este design aberto minimiza o ruído da calha articulada a velocidades superiores a 7 m/s. Existem ainda outras vantagens, como o amortecimento das vibrações e a montagem fácil. Se os cabos ou a calha articulada sofrerem danos causados pela queda de materiais, o design aberto do sistema de guiamento permite uma rápida deteção e um fácil acesso à área danificada. As reparações podem ser realizadas de forma simples e rápida. A utilização de guias em plástico também reduz o peso do sistema e minimiza os custos de transporte.